sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

AS MARAVILHAS DA COSTA ESMERALDA

AS MARAVILHAS DA COSTA ESMERALDA



As três cidades que compõem a Costa Esmeralda são importantes destinos turísticos para visitantes do Brasil e do mundo. Com certa de 60km de extensão litorânea e uma infinidade de praias, a região conta com diferentes áreas de preservação ambiental, que garantem que o local seja ideal para visitantes que procuram por turismo ecológico.

A seguir você confere um pouco mais dos melhores atrativos que cada uma das cidades têm a oferecer:

BOMBINHAS



- Mergulho ecológico: o município de Bombinhas é considerado a Capital do Mergulho Ecológico de Santa Catarina, e como não é pra menos, tem os melhores pontos de mergulho do sul do país. Entre eles, a famosa Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, localizada a 3km da costa de Bombinhas e ponto de encontro de duas correntes marítimas: uma quente e outra fria, que garantem uma incrível variedade na fauna e na flora local. Além disso, conta com a presença de vários naufrágios, que garantem uma dose ainda maior de aventura aos mais corajosos.

- Praias: uma das coisas que mais impressiona nessa pequena cidade é a quantidade de praias: 39! E das mais diversificadas possíveis. Em Bombinhas você vai encontrar praias agitadas, com ondas grandes e fortes, ideais para surfistas... E também vai encontrar praias tranquilas, com pouco movimento de pessoas, águas calmas e cristalinas e, sem dúvidas, muito contato com a natureza. As praias de Bombinhas são referência em preservação e a 6 anos consecutivos a praia do centro da cidade é indicada como uma das 5 melhores praias do país pela revista Viagem e Turismo.

- Trilhas ecológicas e mirantes: a cidade conta, também, com uma grande variedade de trilhas ecológicas e mirantes. Entre os mais populares, destaca-se a trilha da Unidade de Conservação do Morro do Macaco, com vista panorâmica de toda a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, das praias de Canto Grande, Maristal, Morrinhos e Zimbros, além da possibilidade de avistar a ilha de Florianópolis e a ponte Hercílio Luz em dias de céu limpo.


ITAPEMA 


Atividades náuticas: nas praias de Itapema, como Meia Praia e a Praia do Centro, há diversos pontos onde você pode alugar pranchas de  stand up paddle ou embarcar em uma aventura nos famosos passeios de infláveis, como a banana boat. Em Itapema há, também, os famosos passeios de escuna pirata, que percorrem toda a costa da cidade.

- Mirante do Encanto: localizado logo após o Canto da Praia, o mirante do Encanto chama a atenção dos visitantes por proporcionar uma visão panorâmica da cidade e de toda a Costa Esmeralda. O lugar, que conta com estacionamento e praça com playground, pode ser visitado gratuitamente e, inclusive, conta com acessibilidade e banheiros adaptados.

- Parque das Capivaras: localizada em uma das regiões mais nobres da cidade, a Reserva Ambiental Municipal Parque das Capivaras é um importante exemplo de preservação ambiental, mesmo em uma localização em constante processo de crescimento e urbanização. O lugar, de 42 mil metros quadrados, conta com uma grande área de vegetação de restinga em estágio avançado de recomposição, além, é claro, da presença ilustre das capivaras. O local é sede do grupo de Escoteiros da Costa Esmeralda.

- Canto da Praia e Rancho dos Pescadores: no Canto da Praia, onde se localizam os ranchos dos pescadores, é onde pode-se apreciar um pouco da cultura local, basicamente açoriana. Ali, é possível, além de apreciar a linda paisagem, entender a rotina diária dos pescadores, experimentar da gastronomia e admirar as preciosidades dos pescadores.

PORTO BELO



Feira de produtos orgânicos: o Centro de Porto Belo proporciona uma atração a mais para moradores e visitantes nas manhãs de sexta-feira. Das 7h às 12h, no estacionamento da Prefeitura de Porto Belo, os agricultores locais promovem uma feira com frutas, legumes e verduras cultivados sem o uso de agrotóxicos (certificados pela Ecovida). Além disso, quem não tem disponibilidade nas sextas-feiras fazer uma visita ao famoso Sítio Bela Vista, localizado na região da Santa Luzia. Lá são comercializados, além de orgânicos como frutas, verduras e legumes, produtos artesanais, como pães, biscoitos, massas e geléias.

- Praias: o município de Porto Belo, apesar de pequeno, conta com praias excelentes e conhecidas nacionalmente, como a Praia do Estaleiro e a do Caixa D'aço. Nos locais, há a presença de bares flutuantes e águas cristalinas ideais para a prática de snorkeling.

- Ilha de Porto Belo e EcoMuseu: considerada um dos principais atrativos turísticos da cidade, a Ilha de Porto Belo comporta pouco mais de 1800 visitantes por dia e é o local ideal para um mergulho e práticas aquáticas como o snorkeling. Além disso, no interior da ilha, fica localizado o EcoMuseu, um destino interessante para quem procura por conteúdo e bagagem histórica. Lá, inclusive, são expostos fósseis de dinossauro.

Todos os atrativos que apresentamos são ótimas opções de passeios também na baixa temporada. 

Jones Augusto Boeck 
Consultor em Gestão da Inovação e Gerenciamento de Projetos

Nenhum comentário:

Postar um comentário