sexta-feira, 22 de março de 2013

CHOCOFEST - A FESTA MAIS DOCE DO BRASIL por Jeff Severino - Em Gramado - RS



CHOCOFEST - A FESTA MAIS DOCE DO BRASIL
por Jeff Severino - Em Gramado - RS

Gramado, na Serra Gaúcha - Cidade do Coelho da Páscoa
 
E começou a festa mais doce do Brasil movida a muito chocolate, gente bonita, alta astral com toda sua gente acolhedora. Quem chega a Gramado chega em outro País. Gramado dos Festivais de Cinema, dos Festivais de Turismo e da Chocofest, estes dois últimos organizados com muita maestria pela Marta Rossi e sua super equipe. Gramado fervilha de gente e, toda essa gente vira literalmente criança e quem manda na cidade é o Coelho da Páscoa, em cada esquina, em cada poste, em cada vitrine, em cada olhar, em cada criança, aliás, todos viram crianças.

Clique na imagem para ampliá-la
 
É muita coisa pra contar, começando aqui pelo Hotel Cabanas Tio Muller, capitaneado pelo grande amigo Mateus Muller Leobet. Luxo e conforto a toda prova, isso sem falar no café da manhã. Só de falar eu já engordei ! Não deixa a desejar a nenhum resort ! Calor humano, bem localizado, um espetáculo, não esperava encontrar tanta qualidade.

Clique na imagem para ampliá-la
 
Vamos trabalhar porque o dia é longo. Às 9:30 hs aconteceu à Confraria das Vovós. Como primeira atividade neste segundo encontro durante o Chocofest – Páscoa em Gramado, a Confraria das Vovós, que é presidida pela chef Rita Gargioni, realizou uma palestra motivacional com Neusa Haas, que frisou o poder que as pessoas têm sobre suas próprias escolhas e pelos resultados que cada um procura. A Confraria das Vovós segue até o domingo (17). Acompanhada da Condessa Doçura, a palestrante começou o encontro elevando a moral de todas as vovós presentes: “Nossa meta todo dia quando acordamos deve ser com o seguinte pensamento: ser bem-sucedida é uma decisão. Então, eu e vocês, decidimos ser bem-sucedidas. Eu decidi ser feliz”, afirmou Neusa. Após estas palavras, ela fez com que as participantes repetissem em bom tom de voz, para fortalecer o assunto em suas mentes.

Clique na imagem para ampliá-la
 
Já a tarde com um cerimonialista chamado Mestre Bombom, seu auxiliar de palco Gominha, com muita alegria foi aberto oficialmente, o 18º Chocofest – Páscoa em Gramado. A solenidade, informal e emocionante, levou cerca de 500 pessoas ao Planeta das Guloseimas (Rua Coberta) a partir das 16 horas. O ponto alto da celebração foi a chegada do Chocolito, primeiro personagem da festa, criada em 1994, resgatado pelo Conde Guloseima – que durante a abertura recebeu a chave da cidade do prefeito Nestor Tissot. “Agora é contigo, Conde”, disse o prefeito. Até 31 de março, o Coelho da Páscoa oficial de Gramado comanda as atividades do Chocofest. A solenidade foi toda preparada em torno do Chocolito. Sua história foi contada pelo Mestre Bombom e por Gominha, embalados pela música de Cláudio Levitan, padrinho homenageado pelo evento em 2013. Para compor a “sala-de-estar” da festa, foram convidados os diretores do Chocofest, Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Vinicius Rossi; a presidente da Associação Brasileira de Agentes de Viagem, Rita Vasconcelos (Abav-RS); o vice-presidente do Sistema Fecomércio, Manuel Suarez; analista técnica da Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae, Elaine Novetti; a presidente da Confraria das Vovós, Rita Gargioni; e o presidente da Câmara de Vereadores de Gramado, Ilton Gomes.
 
O ponto alto da tarde foi quando os convidados preencheram um coração temático em forma de quebra-cabeças com palavras que trariam o personagem de volta. Marcus falou em “alegria” e Zorzanello, “amor”. Marta colocou a parte com o nome de “Silvia” – sócia dela e fundadora do evento, falecida em 2010. Rita Vasconcelos exprimiu a necessidade da “união”, enquanto o prefeito Tissot ressaltou “esperança”. O Mago Amargo tentou estragar a festa colocando a palavra “amargo”, mas foi expulso do palco. Foi então que o Conde Guloseima chegou com a criadora do boneco, a artista plástica Nancy Vaccari de Medeiros, acompanhada da filha Laura. Foi ela que, aos 6 meses de idade, foi a primeira a brincar com o Chocolito, dando vida à ele. Foram elas que colocaram a palavra “Chocofest” para completar o coração e, dessa forma, ressuscitar o “primeiro personagem” do evento. Chocolito foi recebido com salva de palmas e os gritos das crianças, que chamavam pelo seu nome.

Clique na imagem para ampliá-la
 
Após os jornalistas e convidados foram levados até e na sessão de autógrafos do novo livro da chef Rita Gargioni, “Socorro Vovó – Agora quero suas comidinhas”, que aconteceu às 19 horas, no Hotel Rita Höppner. Na mesa, delícias germânicas de todos os tipos. Já engordei mais outro tanto. Voltamos todos para a rua coberta para outra festa. Sempre fui fotógrafo, também de passarela, mas nunca de roupas comestíveis e de chocolates. Pensem no aroma !!! Deu pra entender???? Cerca de 500 convidados aplaudiram o desfile que contou a “A história da moda no século XX by Senac". Realizado no palco do Planeta das Guloseimas encantou os visitantes com 18 looks cobertos por chocolate meio amargo, com forte apelo visual. Um dos pontos altos foi a participação da Garota Verão Caroline Escouto. Os desfiles poderão ser conferidos novamente nos dias 22, 28 e 30 de março, com entrada gratuita. As roupas mostraram todas as referências desde a década de 1910 até a virada do milênio, com influência do design e da arquitetura.

Clique na imagem para ampliá-la
 
A coleção é assinada pelo estilista e coordenador de moda da instituição, Márcio Weiss. Segundo ele, o desafio este ano é aprimorar o que já foi mostrado nos anos anteriores. “Optamos pelo chocolate meio amargo porque ele é mais escuro e destacará ainda mais a beleza das peças”, afirmou.

Clique na imagem para ampliá-la
 
Terminando por ali, chamei o confrade de todas as horas e companheiro de viagem pelo mundo, o jornalista, médico e fotógrafo Antonio Salani, para irmos jantar no melhor Bistrô de Canela, o Empório Canela da Nandinha e do Kiko. Quem organizou essa grande festa fui a grande RP de Gramado Lu Zanata e seu maridão o publicitário e grande amigo Diego.
 

Durante toda a programação do Chocofest ocorre também a Exposição dos Ovos Customizados, que são feitos por personalidades da região, do Estado e também do País. Para abrilhantar ainda mais o evento, ocorre na quinta-feira, 28, o leilão dos 21 ovos, com parte da renda sendo destinada à Brigada Militar de Gramado. A abertura ocorreu no início da tarde deste sábado, com a presença do Coral Infanto-Juvenil Ostinatos. O público se concentrou no local para conferir a exposição. Decorados com os mais diferentes confeitos e inspirações, estão expostos no Largo da Borges, que fica ao lado do Palácio dos Festivais, na Avenida Borges de Medeiros. Diariamente, os visitantes podem apreciar a exposição a partir das 9 horas. As “obras” serão leiloadas a partir das 19h30 do dia 28, com a presença dos autores. Os convidados serão convidados a dar lances para adquirir um dos ovos, e decorar sua casa ou escritório.
 
Ainda neste sábado a grande atração foi o desfile de Páscoa Um ChocoAmor à Terra, que conta neste ano com cerca de 400 participantes, em um espetáculo de 50 minutos. O desfile apresenta ainda sete carros alegóricos e uma linda coreografia, que pelo terceiro ano consecutivo terá a apresentação de flash mob durante a apresentação. Responsável pela coreografia do Chocofest – tanto do desfile de Páscoa, quanto da Parada do Conde Guloseima – a coreógrafa Márcia Chemale frisou a importância da continuidade do trabalho. “Estamos com grande parte do elenco que participou em 2012, e com isso conseguimos um grande aprimoramento nas ações dentro do desfile. Pelo terceiro ano, apresentaremos um flash mob dentro da atração, o que já fazemos há três anos e sempre encanta o público”, ressalta a coreógrafa.
 
 Clique na imagem para ampliá-la
 
O Chocofest foi pioneiro nesta arte de flash mob em eventos na Serra gaúcha, e hoje conta com grande apreciação dos visitantes. Os 400 participantes do desfile são todos da região de Gramado, o que faz com que o evento, além de trazer todo o clima de Páscoa à cidade, dê diversas oportunidades de emprego a muitas pessoas, e além disso, mostrando a arte e cultura a todas elas. “Hoje estamos com um elenco de 400 pessoas e uma média de aproximadamente 70 pessoas envolvidas na produção do desfile, como montagem, costureiras, coreógrafa e coordenadoras de alas, entre outras funções”, ressalta a diretora Artística e de Produção do desfile, Juliana Zorzanello.

Clique na imagem para ampliá-la
 
A noite aproveito a sobra de tempo para degustar a alta gastronomia de Gramado, desta vez fui visisitar o super chef Glimarães Nascimento, priprietário da Cantina del Vícolo e provar a legítima comida italia. É só telefonar pra Cantina que alguém vem tge buscar e depois te leva ao teu hotel. Mordomias que Gramada, uma cidade totalmente voltada ao turismo, oferece aos seus visitantes.
 
Vale lembrar que o Chocofest – Páscoa em Gramado acontece até o próximo dia 31 de março. Toda a magia da época é traduzida em desfiles, teatro, brincadeiras e muita alegria. Em sua 18ª edição, a festa toma as ruas da cidade da Serra gaúcha e leva cerca de 350 mil pessoas a conferir a programação durante 18 dias. A religiosidade marcada pela data também é garantida com o Gramado Aleluia. O desfile de Páscoa Um ChocoAmor à Terra, a Parada do Conde Guloseima, o espetáculo O Mundo Encantado da Páscoa, a exposição de ovos gigantes feitos por artistas plásticos, a Caravana do Conde Guloseima, o Leilão de Ovos Customizados, o espaço do Coelho Reciclador, o desfile de moda em chocolate e a Fabriquinha de chocolate, entre muitas outras atrações esperam por quem visitar o Chocofest. Portanto você ainda tem tempo de vir, não muito mais tem. Entre em contato com a Brocker Turismo que ela te trás até Gramado e a essa fantástica região. 
 
 
Obrigado  Nanda e Kiko (Empório Canela), amigos de sempre. Obrigado Marta RossiGlaucia NielsenEduardo SaueressigFabiana CostaHotel Cabanas Tio Müller (Mateus Muller)Lu Zanatta e Diego, Tati Noel e seu maridão, Lila Rizzon (Jornalista Kurotel), Brocker TurismoAdriane Brocker BoeiraCleiton ThieleAntonio SalaniCantina Del Vícolo, ...
 
Bjos , vamos em frente e nos vemos em breve !!!