domingo, 25 de abril de 2010

FESTIVAL DE BONECOS DE CANELA 2010 - MUNDO DE ENCANTO E MAGIA

FESTIVAL DE BONECOS DE CANELA 2010 - MUNDO DE ENCANTO E MAGIA


O Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Canela, um dos mais tradicionais e maiores do mundo, na arte bonequeira, estará acontecendo de 24 a 27 de junho.

Canela, anualmente, torna-se a capital dos bonecos, com espetáculos irreverentes, lúdicos, nostálgicos, alegres, envolventes e clássicos inesquecíveis. Os manipuladores, com suas criações, que parecem ter alma, chamam atenção e agradam o público, com bonecos de fios, de luvas, de varas, de sombras, com bonecos grandes, gigantes, pequenos, minúsculos, representando bebês, velhos, mulheres e homens, animais, transformando a cidade em pura magia e encantamento, com um colorido especial que só é visto no Bonecos Canela.

Bonequeiros do Brasil, Espanha, França, Holanda, EUA, Bélgica, Peru e Argentina, somando cerca de 150 artistas que já confirmaram presença para a 22ª edição do Festival de Bonecos de Canela.
A programação irá contar com algumas companhias de teatro de bonecos internacionais que merecem destaque, como Hugo e Inêz. Os peruanos que já vieram a Canela algumas vezes são sempre aclamados pelo público. Usam parte do corpo para compor seus personagens, e são sempre aplaudidos de pé.

O grande destaque do Festival neste ano é a presença exclusiva de Phillip Huber, o premiado manipulador do filme " Quero ser Jonh malkovich", um clássico cult que concorreu a 3 oscars em 1999 e que conta a história de um bonequeiro de Nova York, interpretado por Jonh Cusack. Huber fará 4 apresentações em Canela, mostrando toda sua técnica na manipulação de bonecos de fio, em um espetáculo de variedades, com personagens divertidos e encantadores.

Esta 22ª edição trará novamente a Canela um personagem que deixou saudades: O professor Olaf Stevenson, do divertido e inteligente "Le Polichineur de Tiroirs", da Bélgica, que em 2007 arrebatou o público em apresentações ao ar livre, estará repetindo a dose na rua e fará, também apresentações em teatro de seu mais novo espetáculo " "Richard, le Polichineur d'Ecritoire".

O evento contará também com o carismático bonequeiro argentino Sérgio Mercúrio, com o espetáculo "Velhos", a Francesa Paz Tatay, com seu impagável "Don Cristóbal" e até um mamulengo frances, por conta do "Mamulengo Jatobá". O espetáculo espanhol " Gato malhado e a andorinha Sinhá", com texto de Jorge Amado, será uma das atrações dedicadas às crianças, junto com a mais novo espetáculo infantil da afamada Cia Trucks, de São Paulo: " E se as histórias fossem diferentes".

Mas o que promete roubar o coração do público é um macaquinho robótico muito divertido chamado Mono, dos holandeses da "Eletric Circus", que recentemente foram notícia nacional com o mendigo Dirk. Mono é divertido, barulhento e incrivelmente fiel a um macaco de verdade.

Canela estará ainda mais linda para receber ogrande público que lota a serra para assintir este grande evento, que contará com o tradicional "Desfile de Bonecos", a "Instalação de Bonecos Gigantes infláveis" ao ar livre e diversos espetáculos gratuitos na praça central e em frente a Catedral de Pedra.

Surpreendente, mágico e inovadora como sempre, a edição de 2010 promete! Confira aqui o que foi o espetáculo do ano passado.